Diário de Viagem - Dia 5: Santiago de Compostela

18 de março de 2014

E chegamos ao quinto dia e posso dizer que desses 14 dias, foi o que mais gostei, pelo simples fato que me apaixonei perdidamente pela cidade do nosso destino: Santiago de Compostela.




Santiago de Compostela fica a 15 km de Padrón, onde estavamos hospedados. Saímos do hotel às 10h30min e chegamos ao nosso destino às 11h. A nosso ponto de parada foi nas proximidades da Catedral de Compostela, maior ponto turístico da cidade.
Santiago de Compostela recebeu esse nome devido as descobertas do corpo do apóstolo Santiago, trazendo ao local grande importancia religiosa, sendo o hoje o marco final do percurso Caminhos de Santiago, que se estende por toda Europa Ocidental. É na Catedral de Compostela que estão enterrados os restos mortais do Apóstolo Santiago, o que torna a cidade de Santiago de Compostela o destino que atrais mais fieis, perdendo apenas para Roma e Jerusalém.
Fomos informadas pela nossa guia que teriamos apenas 2 horas para conhecer a cidade, então isso foi um tanto quanto triste, pois não pudemos assistir a missa e ver o grande marco da missa, que é quando o incensário de latão banhado a prata, medindo 1,60m de altura e pesando 62kg percorre toda a Catedral.
Como tinhamos tão pouco tempo, percorremos a Catedral, passando pela sala onde está enterrado os restos mortais do Apóstolo Santiago enquanto também admirávamos toda a beleza e a riqueza que pulava aos nossos olhos. Depois disso, percorremos as ruazinhas em torno da catedral que é repletas de lojinhas de souvernirs e artigos locais.



Descrevo Santiago de Compostela como uma cidade aconchegante, com suas ruas estreitas de pedras, transmitindo a quem passa por ali certa paz e tranquilidade, devido a importancia religiosa da cidade. Essa paz de espírito torna-se muito mais evidente quando se estar andando pelas proximidades da Catedral. E por mais que eu fale e fale sobre como me senti, não vou conseguir descrever exatamente, com cada detalhe. Só indo para entender o que estou falando.
Nos encontramos com o restante do grupo às 13hrs para retornamos ao Hotel, onde teríamos o nosso almoço. Deixamos a cidade pouco antes das 15hrs com regresso ao Porto. A volta incluia parada em duas cidades: uma ainda na Espanha e outra já em Portugal. 


E nossa primeira parada é simplismente um dos lugares mais aconchegantes que já conheci. Pontevedra, Espanha.







Pontevedra fica a 46km de Padrón e é uma cidade totalmente aconchegante e como quase toda a Europa, em estilo antigo com ruas estreiras. E parece que o dia de chuva contribuiu ainda mais para tornar o lugar especial. Embora seja pequena, Pontevedra é um verdadeiro labirinto, e como só tinhamos uma hora, optamos por fazer o passeio guiado pela nossa guia. Quem não quisesse, poderia ficar nas redondezas da praça onde o ônibus da empresa estava estacionado.

A cidade de Pontevedra faz parte do percuso Caminhos de Santiago, e teria sido fundada por Teucro, um dos herois da guerra de Tróia.

Após passeio rápido por Pontevedra, continuamos nosso trajeto até a cidade do Porto, mas antes, fizemos uma rápida parada em Valença do Minho, Portugal.



Valença do Minho é mais uma das diversas cidades construida dentro de mulharas pela Europa. A cidade, já foi sede de bispado e hoje é um dos distritos de Viana do Castelo.

Depois de nossa passagem por Valença do Minho, seguimos até o nosso destino final, Porto, com chegada na cidade às 20hrs. Retornamos ao Hotel Universal para descanço.

E chegamos ao fim do nosso quinto de viagem. E sem dúvidas foi o que mais gostei de todos os lugares que visitei. E fiquem de olho no blog que amanhã tem mais!!!!




OBS: Todas as fotos aqui postadas fazem parte da galeria registrada pela blogueira Isabela Carvalho. Aquelas que não forem, terão seu créditos devidamente divulgados abaixo da imagem.

0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!