Entrevista: Rafael D´Souza

26 de novembro de 2012


Olá pessoal,
Bom, hoje estou trazendo para vocês uma entrevista com o baterista Rafael D´Souza. Ele é de Recife-PE e tem uns videos no youtube, além de ter uma banda que está começando agora. Com vocês, a entrevista 

1. Conte um pouco como tudo começou. Você sempre gostou de tocar bateria?
-- Então, eu tinha um grupo de amigos onde todos tocavam violão, guitarra ou baixo, e ninguém tocava bateria, aí eu pensei em aprender a tocar bateria pra meio que me diferenciar, mas não foi EXCLUSIVAMENTE por isso, eu sempre gostei muito de bateria, pra mim, o baterista é o cara mais sortudo da banda por ser o único a ficar sentado durante as apresentações, enquanto todo mundo fica em pé (rs...) (Brincadeiras à parte) Não sei, na verdade, acho que o que mais me fascina até hoje é porque a bateria é o instrumento que mais se destaca num palco e por ser o baterista, o cara que comanda os andamentos das músicas e como elas vão ser, todo mundo tem que seguir o baterista, somos uma espécie de “maestros” nas bandas. Acho que todo baterista pensa como eu! hehehe 

2. Você falou que tocar bateria exige muita disciplina e paciência. Isso, em algum momento, foi empecilho para você?
-- Na verdade, não. Eu sempre fui um cara que, não só na bateria, mas em tudo que eu fazia, eu não descansava enquanto eu não atingisse meu foco, meu objetivo. Pra você ter uma ideia da minha disciplina e da minha paciência com a bateria, eu treino de 5h~9h/dia, dependendo dos meus compromissos. Tem gente que pensa que é loucura. Mas eu encaro isso como algo que você tem que se esforçar pra conseguir, e é o que eu tenho tentado fazer. E levando em consideração, que isso é A MÉDIA do padrão americano de prática musical que sigo.

3. Você falou que parou de tocar bateria por um tempo porque estava em ano de vestibular. Era vestibular para música ou tocar sempre foi um projeto paralelo?
-- É verdade. Eu prestei vestibular para Ciência da computação pela UFPE, mas infelizmente (ou felizmente) não passei. Mas foi por pouco. Ainda fiz curso de Direito (pois é) pela AESO, mas no fim do 3º período, vi que não era aquilo que eu queria pra minha vida profissional, apesar de ainda gostar MUITO e me identificar com as áreas de penal e empresarial; A música e a bateria, no começo, me serviam mais como divertimento e realização pessoal mesmo. Mas eu fui vendo que aquilo era o que fazia de melhor e que eu realmente levava mais a sério que as outras coisas, e isso era meio que sem querer, minha paixão era (e é) tanta, que a dedicação já vem com naturalidade.

4. Você é apenas baterista ou também compõe algumas músicas? Se compõe, quais os principais meios de inspiração? Que mensagem procura levar com elas?
-- Eu compus algumas letras, mas nunca apresentei-as à nenhuma das bandas que fiz parte, talvez porque eu não tenha colocado melodias de violão nelas, pra que não ficasse tão “crua”, não sei bem ao certo; Os assuntos tratados nas minhas letras variam muito, pois são coisas que eu fazia até antes de começar a tocar bateria (2009), mas os principais temas são sobre relacionamentos (tanto começos, quanto fins), momentos felizes meus e amizade. Já tive uma letra sobre desigualdade humana, mas infelizmente não tenho mais, pois perdi algumas dessas coisas ao longo dos anos. Essa era uma das melhores.

5. Vi no facebook sobre a Voller. Fale um pouco sobre ela. (lançamentos, equipe)

-- Então, a Voller é uma banda de pop rock. Formamos-na em 2011, e nossas músicas tem como influência, no geral, artistas como John Mayer, Red Hot Chili Peppers e Foo Fighters. O line-up (integrantes) é formado por Marcio Constantino (Vocal principal), Guilherme Assis (Guitarra e Backing vocal); Luiz Gustavo (Guitarra); Yuri Adriano (Baixo e Backing vocal) e Eu, Rafael D'Souza (Bateria). Nossas letras são mais puxadas para um lado de romantismo, o que é bem interessante, tanto pra quem toca, pois o “feeling” é uma coisa bastante presente e que deixa a música com outra cara... Quanto pra quem ouve, pois se identificará, e certamente muita gente vai dizer: “Caramba, essa música parece que foi feita pra mim”. É um som gostoso de ouvir, certamente ainda iremos muito longe juntos; Lançaremos 2 músicas no dia 04/12 e o CD na íntegra, tem seu lançamento previsto para o começinho de 2013.

6. Vocês já tocaram em algum evento que foi bom para a repercussão da banda?

-- Nós ainda não fizemos shows com a Voller, mas isso está com os dias contados. Estamos nos organizando para futuros eventos que vem por aí, e estamos ensaiando muito para fazer bem feito. No momento, estamos apenas focados no lançamento de 2 músicas do nosso primeiro CD, que será dia 04/12. Curtam e fiquem ligados na página da banda Voller no Facebook. http://on.fb.me/UKrZzI

7. Como é a repercussão do seu trabalho na internet?
-- Então, fora à Voller, eu tenho um canal no Youtube, que é o http://www.youtube.com/metidoabatera, o qual eu posto vídeos de covers de bateria. Meu vídeo mais acessado, até agora, foi o da cantora Demi Lovato, com a música “Give Your Heart A Break”, esse vídeo tá beirando os 19 mil acessos. Quem quiser conferir, o link é: http://bit.ly/U6y8pj . Esse cover teve uma repercussão incrível, as pessoas gostaram muito da minha performance... tanto amigos, quanto pessoas desconhecidas. Eu pedi pra uma amiga divulgar no Twitter e no final do dia seguinte, haviam mais de 190 RTs. Foi incrível, fiquei muito feliz. O tempo inteiro, as pessoas pedem por mais vídeos, inclusive mais da Demi Lovato, mas eu não estou postando no momento, pois estou esperando meus pratos novos chegarem pra que a qualidade sonora se torne melhor. Quando isso acontecer, serão vídeos até umas horas pra compensar o tempo perdido sem postar. (rs...)

8. Qual mensagem você deixa para quem está querendo seguir carreira musical?
-- Independente do instrumento que for escolhido, seja ele canto, bateria, guitarra, teclado, arpa, gaita de fole... whatever, foque-se em se aprimorar pra fazer o seu melhor, e nunca se contente com o que você “é” no momento, sempre pense que pode ficar melhor, pois o maior erro de muitos músicos de muito talento é se acomodar e achar que já chegou em um nível que não se tem nada mais pra aprender, não pensem assim, pois, certamente, você será deixado para trás e consequentemente, esquecido no tempo, pois todos os dias novas pessoas surgem no meio da música... ISSO É FATO. Queria deixar uma frase aqui que me inspira muito no meu caminho, ainda inicial, na música: Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor". (Johann Goethe) Pense e reflita, e perceberá que isso é um bom (se não, o melhor) incentivo pra ser um bom músico.


Acesse os seguintes links para conhecer mais sobre o trabalho de Rafael



Espero que tenham gostado dessa entrevista. Em breve, mais.



0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!